
Corria o ano de 1991, em Roma mais uma edição do Eurofestival da Canção. Muitos não se lembram, eram pikenos, outros não ligavam ao certame, mas, fans como eu certamente não se esquecem da canção que abriu as hostes e lançou o fogo na cidade de Nero.
A Jugoslávia, na altura mergulhada numa ditadura, habituou a Europa com suas magníficas baladonas e canções ditas mais sérias com uma imagem algo conservadora, até que surge a famossissimmaa Baby Doll, um género de cantora algo frustrada por nunca chegar ao estrelato utiliza manobras excêntricas para dar nas vistas, e foi o que aconteceu em Roma.
O Eurofestival era muito diferente do que é hoje e raro era a representação que fugia ao estereotipo eurovísivo da altura, e quando menos se esperava um dos países mais fechados da Europa lança uma lufada de ar fresco no ESC. Na altura a rapariga foi gozada por toda a gente coitada... mas certo é que foi uma das representações que jamais alguem se esquecerá.
Baby Doll já tinha tentado vezes sem conta ganhar a final nacional para particiapr no ESC mas nunca com sucesso, baladas, canções ao estilo do ESC e ficava sempre eliminada, até que um dia fartou-se e apresentou a canção "Brazil" . Na altura foi um choque na Jugoslávia, um Género de Vampires are alive para a Suíça, ou mesmo uma Verka Serduchka na Ucrânia, a polémica instalou-se e a Europa não recebeu bem a excentricidade de Baby Doll. Brazil ficou em último lugar somente com um Ponto, mas o single fartou-se de facturar na Itália, na Benelux e na Gécia, provavelmente se fosse por televoto e hoje em dia, ficaria nos primeiros postos da classificação.. mas os jurís não estiveram para mudanças radicais e simplesmente ignoraram a entrada do país das Balcans.
Baby Doll volta ao ataque, odiada por muitos e adorada por outros, ela tenta agora participar no ESC não como cantora.... mas está a concorrer para ser umas das co-apresentadoras do certame. Como é do conhecimento geral a Televisão Sérvia está a afazer um concurso televisivo para seleccionar dois elementos para fazer parte da equipa de apresentadores para Belgrado 2008.
Será que iremos ter a "doida" da Baby Doll de volta???? O Escdevils está contigo Baby!

1 comentários:
Amo a Baby Doll e a sua excentric idade. Acho que a canção Brazil participou muito antes do tempo, tenho a certeza de que se participasse actualmente ficaria muito bem classificada. Pena que na altura os jurados tivessem uma visão limitadissima e dessem quase sempre a vitória às canções erradas.
Quanto a ela estar a concorrer para apresentar a Final da Sérvia e o ESC de Belgrado, acho uma aposta muito interessante pela maneira dela ser. Goste-se ou não iria dar um ar no minimo diferente à apresentação deste evento. Veja-se como se saiu aquela grande maluca loira em Helsinquia, foi do melhor na apresentação.
Eu ADORAVA ver a Baby em Belgrado 08
Enviar um comentário