O que poderá a Suíça e a Austria levar à Sérvia?

|
Certamente já ouviste o cantar do tirolês! Nem que seja pelo José Figueiras com as suas calçanitos lindos verdinhos, Ou quem não se lembra da famosa cena do filme "Os anjos de Charlie"? Melhor... A "Heidi"! O Grito do tirolês ecoa nas montanhas altas dos Alpes e eu adorava saber cantar aquilo... acho um espectaculo quem canta o "Yodel". O grito do tirolês é na verdade uma técnica de canto chamada de "Yodel".


O Yodel é uma forma de canto com alterações rapidas de ton da voz, fazendo um registo vocal com um som caractristico e melodioso. Esta técnica pode-se encontrar em diferentes culturas do mundo, mas é mais conhecido nos países sobre a influência dos Alpes. Quem não conheçe os Suíços e os Austriacos com aquelas roupas caractristicas a cantar o tirolês. A Canção Yodel, é uma canção sem necessidade de letra, somente a "gesticulação" vocal interessa. Sons do género "Hodaro", "Iohodraeho", "Holadaittijo", "Tuvieja" e mais algumas inventadas pelos seus cantores dão mote a uma melodia que contângia quem ouve. Têm uma caractristica alegre e facialmente entra no ouvido.


Julgo que seria uma optima solução para a Suíça ou para a Àustria o tradicional folclore funciona muito bem no ESC e julgo que seria um sucesso na Sérvia.



1 comentários:

Anónimo disse...

olha aki esta uma boa sugestão. Nunca se viu um tirolês no ESC. Acho que seria uma boa aposta. um tirolês bem animado.