Foi ontem, mas ainda não passou!
Terminado o festejo, devido aos resultados do apuramento para a finalíssima no sábado, fui sondar o que se dizia sobre as canções que venceram nessa noite, principalmente o que se dizia da actuação dos Flor-de-Lis, os representantes Portugueses no ESC deste ano. Entre o muito bom e o muito mau, os parabéns e a indignação, encontrei um comentário que me fez pensar e sentir que a canção que nos representa este ano é mesmo da nossa essência, a nossa alma. O comentário foi feito no site da televisão espanhola, numa actividade em que permitiam que os internautas, enquanto viam as actuações dos vários artistas, fizessem comentários em tempo real. O comentário, feito por um nuestro hermano e realçava as bonitas palavras que diz a canção Todas as Ruas do Amor. Acrescentou que o belo poema de amor, ou melhor, essa linda declaração de amor devia ser traduzida para todas as línguas e idiomas do mundo.
Foi sem dúvida o comentário mais bonito que eu já li, no que diz respeito à canção portuguesa deste ano.
Conclui que a Europa não deveria esperar outra coisa deste povo lusitano que tem alma de poeta. Podemos ser conhecidos pelo povo europeu que não sabe fazer boas melodias, uma vez que nunca obtivemos uma boa classificação neste concurso, mas temos e tivemos sempre, grandes poetas contemporâneos a escrever lindíssimas letras para canções, tais como, Manuel Alegre, Ary dos Santos, José Niza, José Fanha, Rosa Lobato de Faria, entre outros, muito bons também.
Contrariando uma parte do que foi aqui dito, a canção “Todas Ruas do Amor” tem o bom gosto de juntar uma harmoniosa, alegre, agradável e bonita melodia a um poema bem composto e soante, com palavras bonitas que se casam cheias amor. Como já foi dito, uma linda declaração de amor.
Não me admirarei se um dia conquistarmos o coração da Europa com uma linda canção, tipicamente nossa – como é a deste ano – envolvida num belo poema de um grande poeta português. Que sejam esquecidas as imitações e as adaptações estrangeiristas. Vale muito mais uma canção verdadeiramente nossa a meio da tabela, do que a tentativa de uma cópia mal feita, esquecida no fim dos últimos.
Em todos os sentidos da expressão e para sempre; Cantemos em português! Cantemos Portugal!
1 comentários:
Deixem-me dizer que leio o vosso blog ha anos e que me entretenho bastante a ler cada post.
Reforcando o vosso post, aqui em Londres, Graham Norton afirmou na segunda semi-final que a cancao favorita dele deste ano e a de Portugal devido a simplicidade e pelo acordeao!
Tambem encontrei neste link (http://www.hecklerspray.com/eurovision-2009-flor-de-lis-portugal/200933520.php) uma boa descricao da nossa cancao! Parece que este ano nao estamos sozinhos malta... ;)
Enviar um comentário