RTP estuda o caso dos Pedros!

|
Segundo a Oikotimes.com, a RTP já têm conhecimento sobre as possiveis irregularidades que possam existir com as canções de Pedro Duvalle e Pedro Daniel. Ao que parece só para a semana, após o fim das votações, é que saberemos se os rapazes vão ser desclassificados ou não. Até lá teremos que aguardar. Que remédio!
Quanto as votações tudo mais ou menos na mesma e os 11 best parece que já estão confirmadissimos. Do 11º (Tayti) para o 12º já existe um fosso de 2000 votos, mas pelo menos existe uma corrida acesa entre 4 concorrentes pelo 12 posto. Suprise Suprise! a Romana ascende ao 2º Lugar da tabela, vamos lá cer é se não leva um corte de votos como aconteceu a semana passada. :) (esperemos que não)

9641 - Luciana Abreu
8684 - Romana
8608 - Eva Danin
8455 - Nuno e Fábia
8071 - Francisco Andrade
7661 - André Rodrigues
6697 - Filipa Baptista
5701 - Flor-de-Lis
5128 - Nucha
4871 - Fernando Pereira
4237 - Tayti
2517 - Nuno Norte
2421 -Pedro Duvalle
2361 -Angie
2120-Infantes de Sagres

1 comentários:

Anónimo disse...

Como fã e amiga do Pedro Duvalle sinto necessidade de fazer este comentário. Ao que sei o Pedro concorreu ao Festival com dois dos seus temas, o C'mon Baby e o Sinto Sentido, tema seleccionado. Para mim como espectadora sempre presente, fiquei agradavelmente surpreendida por ver o trabalho do Pedro, desenvolvido em estúdio amador, ser reconhecido por um júri de alto gabarito. Sim, porque nem toda a gente tem a capacidade de ouvir uma música e ver o potencial que esta tem antes de levar uma lavagem em termos de produção. Como devem saber, as 12 músicas seleccionadas vão ser trabalhadas por um produtor no sentido de encontrar um produto final a apresentar no dia do Festival da RTP. Julgo ser nesse sentido que a música foi seleccionada. Embora não seja uma música tão "festivaleira" como estamos habituados, não deixa de ser uma balada muito bonita. Acredito que depois de trabalhada por um produtor ganhe um novo brilho. Não é este o espírito do Festival? Dar oportunidade a novos cantores e compositores, contando no final com o apoio de quem mais sabe na matéria?...

No que diz respeito a esta polémica, desenvolvida em alguns fóruns, blogs e sites, acerca da apresentação do tema Sinto Sentido antes de Outubro, devo dizer que após uma conversa com o Pedro, fiquei a saber que o regulamento da RTP não menciona nada sobre o assunto. Ao mesmo tempo, não remete em nenhum dos tópicos para qualquer outro regulamento relativo ao ESC, logo os candidatos não adivinham quais são as regras. Sendo assim, não percebo por que razão esta verborreia toda relativamente à desclassificação dos Pedros (Daniel e DUvalle)! Inédito, segundo o dicionário é algo que nunca foi editado, e ao que me parece nenhum dos dois o foi. Segundo José Poiares da RTP "no que toca à classificação dos temas como 'inédito' ou 'não inédito', apenas serão consideradas 'não inéditas' as músicas que já tenham sido lançadas comercialmente, não sendo relevante qualquer apresentação pública do tema". (retirado de http://www.eurovision-portugal.pt.vu/ ).

Acho de muito mau tom comentários de pessoas que certamente não conhecem nenhum dos dois. Em alguns refere-se que o P. Duvalle retirou vídeos para omitir datas!!! Por favor... Eu sempre acedi a tudo na net. E julgo que se o Pedro quisesse esconder alguma coisa não teria tudo tão explícito na sua página pessoal, youtube, myspace, etc... Deixemo-nos de mediocridades e comportamentos desajustados. Os fins não justificam os meios e não é a eliminar os outros que fazemos valer o nosso trabalho ou a ver reconhecido o nosso mérito.

Quanto à decisão da RTP, vamos aguardar. Li ainda em http://www.eurovision-portugal.pt.vu/ que "José Poiares, chefe da delegação portuguesa, afirma que a equipa de produção irá avaliar estas situações apenas se estas estiverem entre os 12 qualificados para a gala final".
Quem sabe resolve o problema com uma retirada de votos a ambos os candidatos, impedindo-os de lá chegar e assim resolve dois problemas de uma cajadada só. Vou aguardar para ver.

Quanto à final, o vencedor está praticamente decidido pela popularidade e projecção mediática que possui. Falo exactamente da Luciana, que considero ter uma belíssima voz, aliada àquilo que se tornou habitual no ESC, uma boa imagem. Pessoalmente, não gosto muito da música. De todas, eu seleccionaria "Todas as ruas do amor" dos Flor-de-Lis, uma belíssima canção. Acho que nos representaria muito bem em Moscovo porque reflecte a genuinidade da alma portuguesa, a tradição popular em palavras simples como amor, estrelas e luar, que neste poema se tornam tudo, menos banais.