Qual deverá ser a aposta da RTP para 2009?

|


Bem, se não foi desta que ficamos entre os 5 primeiros, já percebemos que nunca vamos lá chegar! Mas o que fazer agora? Opiniões não faltam, uns querem que a RTP deixe o certame, outros não, outros querem “elites” no palco a representar a nossa velha Lusitânia.

Mas temos de continuar, como diz a televisão holandesa, não dá prejuízo e a malta gosta de ver.

Mas será que o facto de levarmos “gente grande” do nosso meio musical a Moscovo daria-nos alguma esperança?

Imaginamos que a RTP consegue comprar a Nelinha Furtado (porque por amor à pátria ela não punha lá o rabo), será que dava para vencer o concurso?

Por muito que a rapariga seja conhecida, duvido que soubesse fazer uma música para o ESC, mas depois das TATU também não digo nada, mas os russos até se levarem uma gaja a desafinar e um musica horrível têm o top5 garantido.

Um grande investimento numa canção ou cantora não funciona neste certame, e com a capacidade financeira da RTP fica de fora qualquer intenção de levar grandes estrelas nacionais a concurso. Alias acredito mais depressa que a brasileira Daniela Mercury representaria Portugal que a nossa Mariza ou mesmo a o regresso da Dulce Pontes.

Amor à pátria já se foi à muito, e a RTP lá terá de continuar com os meninos da Operação triunfo e os seus pagas-as-contas! (Produtores).

Já que não temos hipóteses nenhuma de vencer seja o que for, julgo que a RTP poderia dar a oportunidade ao povão de participar no Festival da Canção e não dar essa mesma oportunidade só a meia dúzia de produtores, pelo menos que seja prestado um Serviço Público.

Alias a RTP poderia perfeitamente pegar no FC e transforma-lo num verdadeiro concurso de televisão, usa-lo como faz com a Operação triunfo ou o Dança Comigo ou mesmo um Melodifestivalen, com jovens cantores e canções de todo o mundo poderem participar. Começar a receber canções e organizar um programa de 2 ou 3 meses para apurar o nosso grande vencedor, ganham eles e todos nós com um grande concurso de TV. Se isto funciona com programas como o saudoso “Chuva de estrelas”, “Ídolos” e “Operação Triunfo” , porque não com um formato inovador do nosso Festival da Canção? Certamente que seria um sucesso de audiências e aumentaria o interesse pelo concurso.

Por fiel que eu seja À RTP, tenho a certeza que a concorrência saberia pegar no Festival da Canção e transforma-lo num concurso popular e de grande sucesso nas audiências tugas.

Mas vamos acreditar que a RTP está entusiasmada, com as prestações da Sabrina e da Vânia e está a preparar uma grande surpresa para todos nós.

1 comentários:

Anónimo disse...

Que curioso, esta tarde li um texto noutro sítio e agora parece que estou com um deja vu...