Os principais beneficiados são sem duvida a Ucrânia e a Roménia, os mais prejudicados os Big4.
Ucrânia e Roménia foram os únicos países que obtiveram sempre o pleno por parte de Portugal, seguindo-se a Espanha, Suécia.
No total de votos a Ucrânia soma 41, a Roménia 33 e a Espanha 28, e estes 3 deverão ser contemplados com as pontuações máximas por parte de Portugal.
Dos 23 países em competição 9 países nunca obtiveram um único ponto por parte dos lusitanos, entre eles a Arménia, Noruega, Islândia e Turquia.

Pela breve analise que fiz as ultimas pontuações tugas e pelo favoritismos das diversas polls portuguesas julgo que a pontuação de Portugal deverá passar por isto:
Ucrânia - 12p
Roménia - 10p
Espanha -8p
Suécia -7p
Rússia-6p
Sérvia-5p
Arménia-4p
Grécia-3p
Deixo os outros dois pontos para ser disputado por todos, poderá ser mais favoritos Israel ou o Azerbaijão ou até mesmo a Islândia.
Na minha opinião vai ser difícil contornar a votação dos estrangeiros em Portugal, pelo que sei a maioria dos votos são efectuados por eles, e os votos dos fãs ficam aquém do numero votantes de "Leste". O chamado espectador não vota, não está para dar 60 cêntimos ou lá o que é para dar um voto numa canção ao qual não tem interesse. Ao contrario do imigrante seja ele qual for que por si só tem mais vontade de ver a sua pátria entre os primeiros. Provavelmente seria um concurso mais justo se o televoto não se pagasse, ai teríamos uma votação a condizer mais com a realidade da situação e dos gostos dos portugueses.

2 comentários:
Em 2003 votámos na Turquia. E com televoto já votámos na Noruega também.
Em qualquer caso, acho difícil que este ano não vão 12 pontos para a Espanha, ficando a Ucrânia com 10. E como penso que vai mais gente votar talvez a Roménia vá ter menos pontos.
é verdade pedro, mas nos ultimos 4 anos não hove votos tugas nem para Noruega nem para a Turquia
Enviar um comentário