Irmãos Verdades já tinham pensado em participar no Euro-festival da Canção – Entrevista

|

Seguindo o desafio de mencionar nomes famosos do panorama musical português que possivelmente poderão vir a ser convidados pela RTP para representar Portugal em 2008 no palco do Euro-festival da Canção, que se encontrará em Belgrado, na Sérvia; a equipa Escdevils contactou a banda Irmãos Verdades.
A Banda, composta actualmente por quatro elementos, três Angolanos Luís, na viola baixo, Alex, na guitarra e Fernando, no teclado, e um Cabo-verdiano, Gaby o vocalista, existe desde 1986, inicialmente integrando da banda Duo Ouro Negro, mas como é conhecida hoje, existe desde 1997, quando editaram o segundo trabalho discográfico, "Fusão", onde o tema "Yolanda" destaca-se tornando-se a música do ano, o que fez com que a Banda a se revelasse um sucesso de vendas em Portugal e nos Palops.
Caracterizados pelas suas músicas românticas e seguindo o registo e estilo das músicas africanas, são na maioria "Kizombas" e "Zouks" que predominam no seu reportório musical. Fiéis ao seu ritmo musical, conquistaram todos os países que falam oficialmente o Português e são topo de vendas recebendo discos de Ouro e Patina em Portugal, Moçambique, Angola e Cabo-Verde.
Não querendo ficar por aqui e continuando a cantar em Português, não se deixaram ficar pelos países que falam português. Hoje são um sucesso internacional, bastante conhecidos e bem falados em França, Luxemburgo, Bélgica, Holanda e Reino Unido. É garantido que estes países já se renderam aos sons africanos das belíssimas músicas que os fazem chegar até nós; nos sete CDs que editaram e que vendem aos milhares; nos concertos que dão por todo o mundo; nas passagens e actuações nas rádios e televisões
Foram estes motivos que levaram a equipa Escdevils a contactar os Irmãos Verdades e questionar se teriam algum interesse em participar no Euro-festival da Canção e representar Portugal e todos os que falam português. Atenciosamente responderam que costumam acompanhar o Euro-festival da Canção e que já tinham pensado em participar. Leiam a entrevista e ficarão a saber o que dizem os elementos da banda Irmãos Verdades sobre o Euro-festival da Canção.

A Entrevista:

1. Conhecem o Festival da Canção em Portugal e o Euro-festival da Canção?
R: Sim, conhecemos.
2. Já assistiram a algum ou costuma assistir?
R: Costumamos assistir na TV.
3. Na vossa opinião, que importância terá um evento como este na carreira dos músicos e artistas que participam?
R: Pensamos que é muito importante pois não só está em causa a representação de um País, uma Nação a nível musical e cultural, como também poderá ser, quem sabe, o "pontapé de saída" para uma carreira ao nível internacional.
4. Recordam-se de algum músico ou artista português, que se tornou famosos após a participação no Euro-festival da Canção?
R: Pensamos que quase todos, se não todos, se tornaram famosos, pelo menos aqui em Portugal e nos Palops.
5. Alguma vez pensaram em participar num evento destes?
Pensámos sim, no ano de 2007, mas achámos que não seria ainda a altura certa.
6. Se fossem convidados, para participarem, o que fariam?
R: Ponderaríamos com certeza uma possível participação.
7. Apesar de não ser possível por uma questão de regras dos Festivais, atrevo-me a perguntar, por mera curiosidade: das vossa músicas que já foram editadas e que nós conhecemos, qual a que eventualmente escolheriam para participar? E porquê?
R: Das nossas músicas, tendo em conta a forma como foram gravadas ou produzidas, talvez não haja nenhuma, uma vez que o propósito ou o alvo das mesmas não era o Festival da Canção. No entanto, há algumas músicas que, caso o objectivo tivesse sido o Festival da Canção, poderiam ter sido arranjadas/trabalhadas ou adaptadas para esse objectivo ou para esse fim específico.
8. O nome de um artista português que gostariam ver ou voltar a ver a representar Portugal no Euro-festival da Canção. Porquê?
R: Excluindo os mais antigos (por razões óbvias) e sem referir nomes, pensamos que alguns poderiam voltar a representar-nos condignamente.

Deixando de lado o facto de ser fã da banda, acredito que seria uma participação que deixaria Portugal muito bem posicionado no Euro-festival da Canção. Se assim, simplesmente, são um “BUM”, um sucesso, um máximo, onde quer que toquem as suas músicas, imaginem quando apresentarem uma música com todos os arranjos, cuidados e trabalhos que acham que as músicas que vão ao Festival da Canção ou Euro-festival da Canção, merecem ter? Assim sendo, não terei a menor dúvida em apostar nos Irmãos Verdades para uma boa prestação no Euro-festival da Canção, ou até uma vitória.

Obrigado Irmãos Verdades por esta entrevista e pelas músicas fantásticas. Teríamos muito gosto e estamos desejosos em ver-vos vestir a camisola portuguesa para defender a nossa música no Euro-festival da Canção.
Obrigado António Rocha, João Azeitona e Ar – Produções por terem intermediado o contacto entre a banda Irmãos Verdades e a Equipa Escdevils.

Obrigado ao meu irmão João Luz.




De: EL

1 comentários:

Anónimo disse...

Isso seria o sonho tornado realidade!