Bloco Soviético: Afinal como votam os diversos blocos - Parte 2

|

Após a primeira análise sobre como votou o bloco da ex-Jugoslávia, vamos analisar como votou o bloco soviético nestes ultimos anos.
O Bloco da ex-URSS, um grnade bloco para analisar, decidi dividir em duas partes. A primeira ao qual irá hoje ter a analiase vai ser o bloco soviético, composto por Arménia, Rússia, Bielorússia, Ucrânia e a Moldávia, o segundo bloco que irá ter um "post" só para ele futuramente será o bloco báltico. A analise tem em conta a votação atribuida por cada país desde 1998, altura que se generalizou o televoto e inclui os votos das finais e semi-finais destes ultimos anos até 2006.

Numa primeira análise, nota-se claramente o voto tendêncioso à "Mother Russia", todos os quatro países gostam da música apresentada pela Rússia e quase por unânimidade oferecem os 12 pontos à Federação Russa. Tal facto pode ser explicado pela aposta da Rússia em cantores de renome na zona ao qual quebram recordes de vendas nesses países, como o caso de Dima Bilan, e daí se tornar natural as fortes votações atribuídas. Quem não fica atrás é a Ucrânia, o país com mais vizinhos fronteiriços, recebe os pontos de todos os vizinhos de uma maneira bem generosa. Será que se calhar num grupo se selecção para Belgrado sem vizinhos, a Ucrânia safa-se? Julgo que sim, principalmente se calhar com Portugal os nossos 12 pontos estão garantidos. (LOL) Curiosamente a Bielorússia é o patinho feio do grupo nem entra no top 10 das cinco votações. É generalizado a falta de votos aos países do ocidente, mas sem dúvida nenhuma que a escandinávia e a Grécia são os países dos históricos mais benefíciados com este bloco. No restante Sérvia, a Bósnia, Roménia e a Polónia fazem parte do top ten soviético.

Um facto curioso é a falta de pontos aos países bálticos, a Letónia e a mais "querida" dos soviéticos mas muito por culpa do "I Wanna" que venceu o ESC. Os restantes estão muito aquêm das votações. A Estónia coitada tem um nivél de pontuação atribuida pelos 5 das mais baixas dos 42 participantes. Outro Facto curioso é que a Ucrânia se recusa a dar pontos ao BIG-Four. Nem um unico pontinho foi atribuido por Kiev aos 4 magníficos, mesmo assim a França e a Alemanha têm os melhores resultados dos blocos que estamos a analisar com uma média de 4 pontos atribuídos.

Este bloco não é tão "descarado" nem abusivo como o jugoslavo, apesar de se denotar uma grande preferência pela Rússia e Ucrânia, as duas superpotências da indústria dicográfica das ex-Républicas Soviéticas.

Dado curioso é o da a Grécia ao ser a única a beneficiar e muito com os dois blocos analisados até agora. O que justifica um pouco as boas classificações obtidas nos ultimos anos.

2 comentários:

Anónimo disse...

Gosto muito destas vossas!!!!

Vocês podiam pensar em fazer tambem o "Bloco Ibérico"!!!!

Não somos tao descarados, mas mesmo assim Andorra ou dá os 12 pontos a Portugal(quando esta na semi-final), ou os 12 a Espanha na final. Depois claro podiam fazer a media de pontos que Portugal deu a Espanha e vice versa!!!

Continuem com o bom trabalho!!!!!!

Bruno Filipe

Anónimo disse...

está previsto bruno!