
Bem, o ESCDevils decidiu investigar como é a votação em difrentes blocos de leste. Começamos por olhar as votações dos países da ex-Jugoslávia e depois iremos analisar o bloco soviético, báltico e os restantes de leste que iremos designar de Europa Central.
O Bloco da Ex-Jugoslávia é composto por: Sérvia, Bósnia-Herzgovina, Croácia, Montenegro, Macedónia e Eslovénia.
A analise tem em conta a votação atribuida por cada país desde 1998, altura que se generalizou o televoto e inclui os votos das finais e semi-finais destes ultimos anos.

Como podemos ver é um voto totalmente balcânico, que beneficia claramente os países da ex-Jugoslávia e a Albânia. Curiosamente, a Eslovénia é o parente pobre e a que menos beneficia com o bloco, facto que se constactou com a dificuldade que a Eslovénia tem em passar as finais e o mesmo só ter acontecido este ano. Porque será? Supresas são a Albânia que tem proximidades culturais , etnicas e fronteiras muito próximas e da própria Grécia também ela muito próxima do bloco jugoslávo.
O Facto, é que cada país balcânico receber à cabeça uma média de 40 pontos dá uma vantagem favorável a sua passagem à final relativamente aos restantes países europeus. Com a nova votação espera-se resolver este problema, muito azar seria ter todos estes "amiguinhos" no mesmo grupo de apuramento para a final de 2008. Pelo menos a Sérvia não votará nas semi-finais e com a suposta divisão dos paises em duas semi-finais, poderemos ter a primeira vez que alguns destes países não passem à final e logo em "casa". Um facto curioso é que não muito tempo atrás todos "odiavam" a Sérvia pela guerra e curiosamente todos deram 12 pontos à mesma. (Estranho)



Neste caso... O Bloco funciona e muito bem... Vejamos como será nas semi-finais de 2008.

1 comentários:
Por mim podem ficar todos juntos dese que Portugal não esteja nessa Semi....
Enviar um comentário