Não sei dizer se foi a primeira aposta do Reino Unido numa actuação irreverente para ganhar, mas “Puppet on a string” interpretada pela arrojada Sandie Shaw permitiu a primeira vitória a esse reino, para além de ter ficado na história da Eurovisão.Sandie Shaw, uma típica mulher Britânica, bastante famosa pela sua vida cheia de iniciativa e ousadia foi considerada uma heroína da cultura e a mulher do século. No seu extensivo currículo destaca-se sem dúvida a participação e vitória do Festival Eurovisão da Canção de 1967 no elegante palco do Hofburg em Viena, na Áustria. A própria, que ainda é considerada um ícone e uma diva da música pop a nível mundial, sempre pensou que um dia venceria o Festival, mas nunca com uma música que fala sobre amar como uma marioneta.
Aos dezanove anos, no início da sua carreira que já constava de pelo menos um top single, Sandie arrisca tudo numa actuação diferente. Ousada com uma mini-saia, não se deixou ficar pelas pernas desnudas e proporcionou a todos os espectadores e telespectadores uma interpretação energética e sem sapatos.
Descalça, é esta a marca histórica que deixa com a sua actuação. Marca essa que ainda hoje lhe é referenciada.
Descalça, é esta a marca histórica que deixa com a sua actuação. Marca essa que ainda hoje lhe é referenciada.
Agora vejamos bem! Recorrendo ao meu gosto pessoal e aos meus poucos, mas experientes, conhecimentos de música e equiparando ao estilo de música que desfilava nos palcos nessa época, “Puppet on a string” não era uma música que enchesse os ouvidos. De fácil canto… ecoa na memória… mas não é uma bela e agradável melodia. Contudo, há uma imagem, uma actuação e interpretação diferente de tudo o que se viu e ouviu até então, nos palcos da Eurovisão. Sem contar que a própria letra é ousada e sensual. É uma declaração de amor feita por uma mulher que se entrega e submete totalmente. Na altura de uma geração de tabus, repressões e limites sexuais.
Mas pelos vistos foi uma canção e actuação diferente que agradou e destacou ao longo dos tempos Sandie Shaw e deu a primeira vitória ao Reino Unido.
Cá temos um dos vários exemplos em que se apostou na ousadia e na diferença para ganhar… e acertaram.
PS.: De acordo com os padrões a que se espelhava o Euro Festival na altura, Vicky Leandros, merecia levar a vitória desse ano com a canção “L’amour est bleu”. Ou não. O que acham?
De: EL

1 comentários:
gostei da peça! parabens escdevils.. sem duvida vcs marcam a diferença
Enviar um comentário