Bailarinos Finlandeses vencem a 1ª Edição do Eurovision Dance Contest

|
Com classe e muita sedução a Finlândia vence a primeira edição do Eurovision Dance Contest, que aconteceu esta noite em Londres e foi emitido em directo pela RTP1.
As previsões reveladas pelo site Oikotimes davam a vitória à actuação do par de bailarinos ucranianos que ficaram com o 2º lugar e aos vitoriosos finlandeses restava-lhes o 10º lugar.
Pelos vistos a sua interpretação com um sedoso e aveludado glamure conquistou a Europa e a mim (foram e são sem dúvida os meus favoritos), e é claro, mais uma vez a Finlândia chega ao pódio, escalando pela diferença.
Vestidos com um adequado negro (sem muitas cores e adereços), os expressivos Jussi Väänänen e Katja Koukkula, afinados com o estilo melancólico e sofredor que a balada “ Unforgive” (dos reis do Hard Rock, os Metálica), tocada pelo famoso conjunto de cordas Apocalíptica, envolveram cada passo e cada gesto numa representação que deslumbrou, agarrou e apaixonou.
Estes vencedores são dançarinos profissionais que já venceram vários concursos amadores e profissionais. Afastaram-se da carreira ao nível das competições e agora somam e seguem na dança como professores e coreógrafos em colectividades, clubes e eventos de dança, e em produções teatrais e televisivas.
Viveram a sua longa carreira de 20 anos de competições fascinados pelas danças latinas. Ainda bem que tiveram a ousadia de trazer algo diferente para este concurso. Não sei se foi palpite de sorte ou uma estratégia para alcançar a vitória, visto a maioria dos outros concorrentes terem apostado nos ritmos latinos.
Segundo os próprios, a escolha desta interpretação clássica misturada com a dança jazz, deveu-se à vontade de querem levar a toda a Europa, uma representação com uma forte carga dramática, pois, a sua nova vertente profissional, de professores e coreógrafos, permitiu-lhe descobrir a dança de um modo mais expressivo e menos técnico.
Ainda bem que o fizeram, pois, acertaram. Levam mais uma vitória para a Finlândia, e assim, juntarem às que já têm nos seus famosos currículos.
Muitos Parabéns!

Vitórias como Bailarinos Amadores:

Sete títulos nacionais desde os anos de 1994 a 2000;
Um quarto lugar no European Championships;
Um sétimo lugar no World Championships;

Vitórias como Bailarinos Profissionais:

Quatro títulos nacionais, 2000, 2002, 2003 e 2004;
Primeiro lugar no British Open Rising Star;
Sétimo lugar no European Latin Championships;
Finalistas no All England, Bangkok Open, Italian Open, Japan International, Imperial Championships e Universal Championships;



De: EL

0 comentários: